Restaurantes em Paris para vários gostos

IMG_3031

Chez Paul: é um típico francês, na região de Bastille, com cardápio bem tradicional (steak au poivre, confit canard, steak tartare, coelho, vitela etc.). Tem uma boa carta de vinhos (meio redundante), além do vinho da casa. A decoração é um capítulo à parte: veludo vermelho para todo lado e quadros de cortesãs francesas seminuas. Fomos bem atendidos e vimos muitos franceses jantando lá. Preço moderado (o prato principal varia de 17 a 62 euros).

Chez Gladines: é um restaurante basco com 5 endereços na cidade (13º – Buttes aux Cailles; 5º – Saint Germain; 1º – Halles; 17º – Batignolles; 11º – Charonne). Fomos na filial de Saint Germain. Mesmo com a friaca, havia fila na calçada. O ambiente (e principalmente o serviço) era bem anárquico. Achei o lugar animado e simpático. A comida, nada light, era interessante. Victor foi de omelete com fois gras acompanhado de batatas e eu de saladona Saint Germain (gigante, com queijo de cabra, ovo e sabe-se lá mais o quê). Preço bacaninha.

Blue Elephant: para quem ama comida tailandesa, esse é um endereço conhecido na Rue de La Roquette, em Bastille. O ambiente é quase cafoninha, o serviço não é lá essas coisas, a comida é boa porém em doses homeopáticas. Nossa, ficou ruim essa resenha hein? Mas o lugar estava cheio e lotado sempre, quem sabe vale a pena insistir de novo?

La Mosquée: para comida árabe, uma experiência interessante é o restaurante da grande mesquita de Paris. Há passarinhos voando pelo espaço interno e às vezes pousando nas bandejas (bom, pelo menos assim era tempos atrás!). Se não tiver tempo para o almoço, vale um chá de hortelã e uns docinhos árabes na cafeteria ao lado.

Bonjour Vietnam: encontramos esse minúsculo restaurante quase por acaso, próximo da Place Monge e da Rue Mouffetard. Os donos são realmente vietnamitas e atendem à mesa. Gostamos bastante e achamos barato. Na mesma rua, encontra-se restaurantes indianos, coreanos e de outras nacionalidades.

Crepe Pet’t Grec: falando em Rue Mouffetard, qualquer estudante, intercambista ou turista na pindaíba conhece o endereço do maior crepe de Paris pelo melhor preço. Número 68, se a fome bater, não esqueça! Fila sempre.

L’As du Fallafel: na Rue des Rosiers, coração do Marais judeu, o fallafel mais conhecido da cidade.

Le Drapeau de la Fidelité: esse é melhor buraco de todos os tempos no 15ème. O dono é um velhinho vietnamita bem maluco, que fugiu da guerra e prega seu ideal pacifista para a clientela. Ele alega nunca ter aumentado o preço da cerveja (ainda vendida pela quantia inacreditável de 1,5 euro). Os pratos vientamitas são baratíssimos e bem dignos. Recomendo para os aventureiros. Veja o vídeo sobre a história do Monsieur Quan.

Vários restaurantes de formule no Quartier Latin: um lugar para comer barato é o Quartier Latin. Há praticamente um restaurante ao lado do outro que oferece a formule, que se traduz em geral pela combinação de entrada (sopa de cebola, crepe, salada etc.), prato principal, sobremesa e bebida. Os preços variam de 10 a 20 euros em média. Já fui em vários (não são excelentes, mas costumam ser razoáveis para um almoço sem pompa). Na última vez, fomos ao Saint Séverin, na Rua Séverin. Nessa mesma rua, há várias casas de fondue também (com bom custo/benefício).

Brioche Dorée: no esquema das refeições rápidas, essa rede está espalhada por toda a cidade (Champs Élysées, Rue de Rennes etc.) com menus por cerca de 8 euros (sanduíche ou saladão + sobremesa + bebida + café expresso + pãozinho). Muito válido para quem está com pressa ou não quer gastar muito. As sobremesas são excelentes.

Outros endereços indicados por amigos:

Café de l’Industrie: no 11ème, Bastille, muito frequentado pelos franceses.

Loving Hut: vegetariano bacaninha no Boulevard Beaumarchais.

Le Baron Rouge: grande variedade de vinhos de pequenos produtores. Fica no 11ème também.

Pizzaria Santa Lucia: na Rue des Canettes, em Saint Germain, pizza e tiramisù bem bacanas. Dizem que o Chico Buarque frequenta!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s